terça-feira, 22 de junho de 2010

Quem sou eu como professor e aprendiz?

A educação tem enfrentado grandes desafios nos últimos anos e o maior deles é a relutância de alguns educadores em aprender a lidar com as tecnologias. É importante salientar que, os recursos tecnológicos disponibilizados pela escola, devem ser nossos aliados no projeto de construção de saberes múltiplos. Para assim, construirmos uma sociedade mais atuante. Atualmente não interessa somente que professor domine o seu conteúdo é imprescindível que, além disto, o educador tenha disposição para aprender com as tecnologias oferecendo ao aluno possibilidades concretas de aprendizagem. Propiciando momentos de reflexão acerca da sua função social e principalmente, despertando nos discentes o desejo de estudar. É inegável que os celulares, os games e a internet exercem uma influência muito grande sobre nossos alunos. E a escola tem que estar preparada para essa “queda de braço”. Então, nós professores, temos a difícil missão de seduzir nossos alunos em meio a todo esse mundo mágico e envolvente que é o mundo das tecnologias. Mundo este que nos obriga a se abrir para a mudança e enfrentá-la como o início de mais uma etapa da nossa vida profissional. E, na condição de professor aprendiz, temos que romper as inúmeras barreiras que nos impendem de conquistarmos um mundo melhor. Pois as nossas dificuldades devem ser vistas como ponto de partida para a transformação de nossas ações. E estudar, pesquisar e aprender são reflexos de um processo de autoavaliação que deve ser uma constância em nossa prática pedagógica. Em suma, temos que fazer a nossa parte, para então, acontecer a mudança que queremos ver na educação. E transpor nossas limitações através do estudo é o primeiro passo para promover essa transformação que inicialmente deverá acontecer na sala de aula e depois na sociedade.

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